Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

Você é Inteligente?

20/07/2023

Com esse artigo quero propor a você, meu querido leitor, para refletirmos juntos sobre o que é inteligência e se você é ou não inteligente. Vamos começar? 😊

Inteligência é a capacidade de compreender, resolver problemas, conflitos e de se adaptar a novas situações. Peço que reflita sobre esta afirmação e me responda honestamente: Você é inteligente? Se após refletir e sua resposta for não, informo que até o final desse artigo vou provar que você está completamente equivocado, explicando um pouco sobre a teoria das inteligências múltiplas.

A teoria das inteligências múltiplas surgiu em 1980 através dos estudos realizados pelo psicólogo, pesquisador e professor da universidade de Harvard, nos EUA, Howard Gardner. Ele afirma, através dessa teoria, que não existe uma única forma de inteligência. Durante seus estudos descreveu nove tipos de inteligências, as quais irei explicar a seguir.

A primeira inteligência é a lógico matemática, vista equivocadamente como a única forma de inteligência existente para classificar uma pessoa como inteligente. Pessoas dotadas dessa inteligência tendem a ter habilidade para lidar com os números, cálculos, raciocínio lógico, habilidades ligadas às profissões de matemática, engenharia, especialistas em computação, contadores, administradores, economistas, entre outros.

A próxima inteligência é a linguística que se refere àquelas pessoas que possuem forte habilidade com as palavras, sejam elas escritas ou faladas. Possuem facilidade em aprender novos idiomas e tendem a se dar bem nas seguintes profissões: jornalismo, escritores, políticos, poetas, professores, pedagogos, publicitários, tradutores, palestrantes, advogados, psicólogos, atores, vendedores, entre outros.

A inteligência físico sinestésica ou motora está associada a pessoas com habilidade de manipular os próprios movimentos corporais, característica muito presente em dançarinos, atletas, ginastas, esportistas de um modo geral. São pessoas capazes de sentir e perceber as reações do corpo diante de cada situação, o que chamamos de consciência corporal.

A inteligência espacial está associada a habilidade de perceber e reconhecer as características de um ambiente, capacidade de manipular formas e objetos. As pessoas dotadas de inteligência espacial são habilidosas com trabalhos manuais como: artesanatos, pinturas e desenhos, possuem excelente coordenação motora, costumam ser criativos e projetam com muita facilidade as ideias que estão em sua cabeça. Habilidades que estão presentes em profissões como designers, arquitetos, fotógrafos, astrônomos, topógrafos, engenheiros, escultores, pintores, artesãos, cirurgiões, pilotos, navegadores, cenógrafos, motoristas, artistas plásticos etc.

Inteligência natural é aquela muito relacionada a pessoas ligadas a natureza e ao meio ambiente. São pessoas que possuem facilidade de lidar com os animais e com as plantas. Pessoas dotadas dessa inteligência buscam por carreiras ligadas a natureza como por exemplo: medicina veterinária, fazendeiros, jardineiros, agronomia, geologia, oceanografia, biologia, engenharia ambiental, geografia.

A Inteligência interpessoal está presente em pessoas que possuem habilidade de lidar e se relacionar com as pessoas. É a inteligência que capacita o indivíduo a entender o que o outro pensa, sente e deseja. São empáticas e costumam ter uma liderança mais indireta, lideram através do carisma e influenciam os demais através de ideias e não de ações.  Pessoas com esse perfil tendem a cativar a admiração dos outros, são líderes natos, tendem a extrair o melhor das pessoas e possuem a capacidade de coordenar e organizar equipes e se destacam em cargos de liderança. Características ligadas as profissões de administração, relações públicas, direito, ciências políticas, comércio exterior, relações internacionais, psicologia, marketing, jornalismo, filosofia, sociologia, serviço social, publicidade e propaganda, entre outras.

A inteligência existencial é aquela ligada a pessoas questionadoras, reflexivas sobre as questões existenciais e costumam ter uma ligação mais aprofundada com a espiritualidade. Encontramos essas características em pessoas que se destacam em profissões como a psicologia, filosofia, teologia e sociologia.

A inteligência musical é o tipo de inteligência que acompanha a habilidade de tocar instrumentos musicais, de compreender partituras, traz a capacidade de identificar, captar, assimilar e transformar todos os aspectos relacionados com a música, como por exemplo, o ritmo, o som e o timbre. Pessoas com essa inteligência bem desenvolvida tendem em apostar na carreira de cantor, compositor e críticos musicais.

E por último vamos falar da inteligência intrapessoal, mais conhecida como inteligência emocional que é a capacidade de conhecer a si mesmo, de compreender suas motivações, seus desejos e gostos mais profundos. É um tipo de inteligência rara que pode ser desenvolvida com acompanhamento psicológico, com foco no autoconhecimento. Quando não somos dotados de inteligência emocional apresentamos dificuldades de compreender nossos sentimentos, desejos, valores, ações e reações. Acabamos por fazer escolhas incompatíveis com nossos valores o que poderá acarretar em uma crise existencial, insatisfação pessoal e ou profissional. Através desse tipo de inteligência somos capazes de compreender nossas maiores habilidades e potencialidades, podemos fazer escolhas por carreiras que tenham muito mais haver com nosso perfil, tipo de inteligência e principalmente aquela que se alinha a nossos valores, fato que contribuirá com o aumento da autoestima, autoconfiança, satisfação pessoal e profissional. Quando desenvolvemos a inteligência emocional além de nos conhecermos melhor podemos abandonar padrões que não nos fazem sentido e podemos optar por caminhos e profissões sem a influência de terceiros, visto que o que é bom para um pode não ser tão interessante para o outro, não é mesmo? Afinal, cada um tem um tipo diferente de inteligência.

Se mesmo após ler esse artigo você ainda não entendeu que você é dotado de inteligência e que não existem pessoas "burras", recomendo então que você busque um profissional qualificado em psicologia para te ajudar a desenvolver inteligência emocional, a se aprofundar no seu eu, a compreender o que faz ou não sentido para você e a identificar seus valores e ideais, o que te capacitará a reconhecer suas principais potencialidades, habilidades e consequentemente elevará sua autoestima e autoconfiança.

É importante destacar que não é porque temos acentuado um tipo de inteligência que não podemos desenvolver outras, basta ter foco, dedicação e desejo de aprender. Todos somos inteligentes, cada um a sua maneira, dotados de potencialidades e limitações e compreender isso é o caminho certo para identificar qual é o seu tipo de inteligência, reconhecer o seu potencial e seu real sentido de ser.

 

Texto de autoria da psicóloga Érika Marques Psicóloga - CRP 06/162144

Fale Conosco
2
Fale Conosco